Buick Encore apresenta a nova plataforma global de utilitários esportivos compactos da GM
O escudo e o acabamento mais requintado da Buick disfarçam bem, mas o fato é que Encore é novo utilitário esportivo compacto global da General Motors. E mais: o crossover revelado por inteiro nesta terça-feira (10), emDetroit (EUA), vai aposentar o Chevrolet Captiva mexicano e o Equinox, utilitário médio vendido no mercado norte-americano. O Encore usa a novíssima plataforma global para crossovers compactos.
No comunicado oficial, a GM diz que o utilitário chega às revendas da Buick no início do ano que vem. Até lá, a montadora vai apresentar a variante com a gravata dourada da Chevrolet (e acabamento mais modesto). Esta será a versão para competir com as versões mais caras do novo Ford EcoSport (leia aqui) e do Renault Dusterno Brasil. A única questão indefinida é onde o modelo será produzido – de início, a GM vai montá-lo nos Estados Unidos e na Coréia do Sul, e com o fim da Captiva o México está nos planos.
No comunicado oficial, a GM diz que o utilitário chega às revendas da Buick no início do ano que vem. Até lá, a montadora vai apresentar a variante com a gravata dourada da Chevrolet (e acabamento mais modesto). Esta será a versão para competir com as versões mais caras do novo Ford EcoSport (leia aqui) e do Renault Dusterno Brasil. A única questão indefinida é onde o modelo será produzido – de início, a GM vai montá-lo nos Estados Unidos e na Coréia do Sul, e com o fim da Captiva o México está nos planos.
Apesar de menor, crossover vai aposentar a Captiva mexicana e o Equinox, utilitário médio vendido nos EUA
Na apresentação do Encore, a GM valorizou o espaço interno do crossover – que é um pouco mais encorpado que o novo EcoSport. Pelos dados técnicos, o porta-malas comporta 533 litros e chega a generosos 1.372 litros com o banco traseiro rebatido. O modelo também oferece posição de dirigir mais verticalizada e, no caso da versão Buick, a lista de série é bem completa, com controle de estabilidade, ABS e dez airbags.
Na mecânica, a GM escolheu o moderno motor 1.4 Ecotec, que associa injeção direta de gasolina a um turbocompressor. O bloco – já usado pelo sedã Chevrolet Cruze e pelo hatch Sonic – produz 140 cv e bons 20,4 kgfm de torque, despejados dos 1.850 aos 4.900 giros. O motor trabalha acoplado a uma transmissão automática de seis marchas e a tração é integral permanente (mas o Chevrolet também terá tração dianteira).
Na mecânica, a GM escolheu o moderno motor 1.4 Ecotec, que associa injeção direta de gasolina a um turbocompressor. O bloco – já usado pelo sedã Chevrolet Cruze e pelo hatch Sonic – produz 140 cv e bons 20,4 kgfm de torque, despejados dos 1.850 aos 4.900 giros. O motor trabalha acoplado a uma transmissão automática de seis marchas e a tração é integral permanente (mas o Chevrolet também terá tração dianteira).
Interior do Encore é bastante luxuoso, bem ao estilo dos carros da Buick; painel pode ter apliques de madeira
No Salão de Detroit, o presidente da GM do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, confirmou que a montadora lançará sete modelos Chevrolet inéditos em 2012 no Brasil. São eles a picape média S10, o Cruze hatch, a minivan de cinco e sete lugares (que aposenta Meriva e Zafira), as versões hatch e sedã do Sonic, a nova Blazer e o primeiro fruto do projeto Ônix. Já em 2013 serão três lançamentos, entre eles o crossover derivado do Encore.
Visualmente, o Encore não revoluciona e lembra bastante o desenho da Captiva mexicana, sobretudo atrás
Versão Buick tem tração integral, lista de série farta e usa o motor 1.4 Ecotec turbo de 140 cv de potência
O Buick Encore, assim como a versão Chevrolet do crossover, só chegam às lojas no início de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário