quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Eis o novo Ford EcoSport

Segunda geração do utilitário compacto é revelada no Brasil e na Índia
Nova geração do Eco é apresentada ainda como protótipo; lançamento no Brasil está previsto para abril
Ford do Brasil revelou, nesta quarta-feira (4), em Brasília, a nova geração do utilitário esportivo compactoEcoSport, lançado no mercado brasileiro em junho de 2003. Após duas reestilizações (a última em 2010), esta é a segunda geração do modelo, que, tal como a primeira linhagem, chega para “revolucionar” o leque de veículos da montadora, sendo o primeiro produto global 100% desenvolvido no Brasil.

O símbolo dessa globalização que a Ford evoca com o novo EcoSport é a própria apresentação do crossover, feita simultaneamente na capital brasileira e na Índia, onde foi aberto nesta manhã de quarta o Salão do Automóvel de Nova Déli. A escolha das capitais de Brasil e Índia reforça a importância dos países emergentes, em um momento de forte crise econômica nos maiores mercados automobilísticos mundiais.
Imagens vazadas em site indiano da Ford, em dezembro, eram mesmo da nova geração do EcoSport 
Nova geração chega em... 
Durante a apresentação do novo EcoSport, em Brasília, a Ford limitou-se a mostrar o carro, cujas imagens ainda eram segredo – duas supostas imagens, publicadas em um site indiano da Ford em dezembro passado, revelaram partes da carroceria (leia aqui). Só que o novo Eco mostrado na capital brasileira ainda é um protótipo, apesar de a montadora afirmar que seu lançamento no Brasil acontecerá em quatro meses.
Por aqui, a segunda geração do utilitário esportivo compacto seguirá sendo produzida na fábrica de Camaçari (Bahia). A plataforma é a mesma do New Fiesta, hoje importado do México nas versões hatch e sedã, mas que também ganhará produção nacional em breve. A Ford não disse quanto custou o desenvolvimento do novoEcoSport, mas a renovação faz parte do investimento de R$ 4,5 bilhões até 2015.

Versão apresentada em Brasília é um protótipo, mas Ford garante lançamento em quatro meses
750 mil Ecos já foram vendidos na América do Sul 

O presidente da Ford do Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, reforçou na apresentação do novo Eco que, até 2015, todos os veículos da montadora vendidos na América do Sul serão globais – seguindo o projeto “One Ford”. Com os R$ 2,8 bilhões (do montante) destinados à fábrica de Camaçari, a marca vai ampliar a produção local de 250 mil para 300 mil carros/ano. O utilitário também será produzido na Tailândia e na Índia.

Os executivos da Ford presentes no evento em Brasília, entre eles o diretor de assuntos corporativos para a América do Sul, Rogélio Golfarb, também afirmaram que o novo EcoSport dá início ao plano de globalização e que, ainda em 2012, será apresentado um terceiro modelo planetário – no caso, a nova geração da picape média Ranger, com lançamento previsto também para este início de ano. Depois será a vez do novo Ka (talvez no Salão do Automóvel de São Paulo).

Quando foi lançado, em 2003, o EcoSport revolucionou o mercado de utilitários por ter dimensões compactas e preços acessíves. Na época, o modelo tinha até uma versão 1.0 Supercharger, que acabou fracassando nas vendas, mas tinha preço sugerido de aproximadamente R$ 35 mil. Passados quase nove anos, o segmento de SUVs compacto cresceu e, no fim de 2011, o recém-lançado Renault Duster passou o veterano EcoSport nas vendas, deflagrando a necessidade de uma mudança mais profunda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário