No Brasil, a Lada é mais conhecida como a fabricante do Niva, modelo utilitário de pouco conforto e muita raça vendido nos anos 90. Foi a primeira marca a importar oficialmente para o país após a abertura comercial. Hoje, na Rússia, seu principal modelo em linha é o Samara, um sedã que não sofreu mudanças desde 1997 e que não vende muito bem.
Por isso, a empresa criou o Granta, que irá substituir o Samara com o objetivo de resgatar o sucesso comercial local e, quem sabe, até atrair vendas em países em desenvolvimento. O Granta começa a ser produzido e vendido esta semana na Rússia, com motor 1.6 de quatro cilindros e câmbio manual de cinco marchas. Um bloco 1.4 é esperado até o fim de 2012.
O Granta foi desenvolvido a partir de outro modelo hatch, o Kalina, e apenas 30% de suas peças são exclusivas. Isso barateou o custo do sedã, que será vendido por cerca de R$ 14 mil em sua versão básica. Esta opção traz para-choques de plástico sem pintura, rodas de aço com calotas e janelas manuais. Na versão Classic, de cerca de R$ 16 mil, o volante é hidráulico, as janelas e travas têm acionamento elétrico e os freios são ABS. Entre os opcionais, airbags tipo cortina, controle de estabilidade e GPS.
A Lada afirma que já recebeu 20 mil encomendas do Granta. Você encomendaria uma se a russa voltasse am Brasil?
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