quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Saveiro encara Strada na luta pela liderança

VW traz motor 1.6 e parte de R$ 30.990; Fiat é 1.4 e começa em R$ 34.360


Quem tem mais de 25 anos provavelmente lembra o charme que representava ter uma Saveiro no fim dos anos 80 e começo dos 90. A “Saveirinho”, ao lado de esportivos como Chevrolet Kadett GS/GSi, Ford Escort XR3 e Volkswagen Gol GT/GTI, era o sonho da rapaziada na época. Mas muita coisa mudou.
A Saveiro envelheceu muito, o valor de seu seguro (que nunca foi barato) ficou proibitivo e, talvez o pior golpe, a Fiat lançou a Strada. Junte esses fatos e você entenderá por que a Saveiro perdeu a fama que tinha em seus “anos dourados”.
Mas no fim de agosto, com a chegada ao mercado da nova geração da picape da Volkswagen, os fãs da Saveiro ganharam motivos para acreditar que a época boa do modelo está de volta. Como nas versões anteriores, a alma de Gol (motor, câmbio, plataforma, interior etc.) predomina e as opções voltadas ao trabalho são quase coadjuvantes em um carro feito mesmo para os jovens que querem levar a moto, a prancha de surf ou simplesmente ter um estilo diferente para ir à faculdade.
Pensando no público que quer uma Saveiro ou uma Strada com um visual mais descolado, mas não está nadando em dinheiro para investir mais de R$ 40.000 nas versões top de linha Trooper ou Adventure, reunimos aqui as opções 1.6 Cabine Simples do modelo da Volkswagen (preços a partir de R$ 30.990) e Trekking 1.4 Cabine Simples da Fiat (R$ 34.360). As opções com cabine estendida foram descartadas para economizar dinheiro e ganhar espaço.
A picape VW traz motor 1.6 de 104 cavalos com álcool e 924 litros na caçamba. A Strada, líder disparada entre as picapes compactas, revida com uma caçamba de 1.100 litros, mas seu motor 1.4 traz apenas 86 cv.  
 
No lançamento da Saveiro, a Volkswagen foi clara ao afirmar que o objetivo é alcançar a liderança do segmento. A Fiat, sempre atenta aos movimentos do mercado, já preparou o contra-ataque com novas versões da Strada, como a Cabine Dupla e a Sporting.
Qual delas oferece o melhor compromisso entre ser um veículo utilitário e um carro de passeio? Descubra conosco.

Conheça antes de se apaixonar
 
Antes que você se encante por uma das duas picapes, algumas informações são imprescindíveis. Primeiro: a data de nascimento de cada uma. A Strada veio ao mundo em 1998 e conserva a mesma estrutura desde então. O primeiros motores 1.3, 1.5 e 1.6 de 8 válvulas e 1.6 16V deram lugar aos atuais 1.4 e 1.8 8V flex, mas a idade do projeto é a mesma. A Saveiro foi lançada antes, em 1982, mas mudou da grade à caçamba meses atrás. Na versão 2010, tudo é novo, ou seja, seu projeto tem 11 anos de vantagem em termos de engenharia automobilística. Esse é o grande ponto positivo da picape Volks.

Mas agora vem a notícia ruim: o preço do seguro. Fizemos três orçamentos com o mesmo perfil (homem de 40 anos, casado e morador da zona sul de São Paulo) e chegamos a preços semelhantes e uma média assustadora: R$ 4.600, ou 13,9% dos cerca de R$ 33.000 considerados na cotação.
 
A proteção da Strada sairia em torno de R$ 2.500, ou 7,1% de seus R$ 35.000 considerados. É claro que os valores de seguro mudam muito de acordo com o perfil e endereço do segurado, mas assusta saber que a picape da Volks tem uma média tão dispendiosa.
 
Nos custos de manutenção, empate técnico: o pacote composto por para-lama, retrovisor, kit de embreagem e jogos de pastilhas e amortecedores custa R$ 1.298 nas concessionárias Volkswagen e R$ 1.253 nas autorizadas Fiat.

Maciez vs. precisão
 
Se a Saveiro tem um valor de seguro alto, compensa na hora em que o motorista gira a chave e engata a 1ª marcha. O câmbio justo contrasta com a maciez da caixa de marchas da Strada, que também é boa, mas não consegue se equiparar à precisão alemã. Na picape da Fiat, você indica a marcha e não faz força para que ela entre. No modelo da VW, porém, há uma “atração” entre as engrenagens, que se sincronizam quase sozinhas.
 
Outra vantagem da Saveiro é o motor 1.6, que traz 200 cm3 a mais de cilindrada em relação ao 1.4 da Strada. São 18 cv de potência e 3,1 kgfm de torque de vantagem sobre o modelo da Fiat, o que reflete em boas diferenças na pista de testes: para acelerar de 0 a 100 km/h, a Saveiro levou 12s2, enquanto a Strada gastou 14s5. Nas retomadas, o modelo da Volks levou 13s4 para ir de 40 km/h a 100 km/h em 3ª marcha e 22s1 na prova de 60 km/h a 120 km/h em 4ª marcha. A Fiat, mais lenta, gastou 14s5 e 25s2.
 
Como era de se esperar, a Strada é mais econômica: rodando com 100% de álcool no tanque, mesmo combustível usado para os testes de desempenho, ela marcou 7,5 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. A Saveiro só conseguiu 6,7 km/l e 10,6 km/l.

 
Quando os dois carros estão descarregados, a diferença de desempenho não é tão grande, já que o motor 1.4 da Fiat tem condução agradável na cidade e na estrada. Mas se a ideia for encher as caçambas, o 1.6 da Volks mostra porque faz diferença. Quem quiser o motor 1.8 na Strada Trekking paga R$ 1.690 a mais (vale lembrar que escolhemos a opção 1.4 em função do preço). A carroceria com cabine estendida exige um cheque R$ 2.620 maior no modelo da Fiat. A Saveiro, que só traz motor 1.6, cobra R$ 2.700 a mais pelo habitáculo com espaço extra.   
 
Falando em carga, a picape VW, que traz suspensão traseira com amortecedores e molas helicoidais (mais voltada para uso urbano), consegue carregar 10 kg a mais (715 kg vs. 705 kg), mas a Strada, com suspensão de feixe de molas (mais versátil para levar peso), vence neste quesito por ter uma caçamba 176 litros maior.

Utilitários na ponta do lápis
 
A versão Trekking da Strada é a mais cara do comparativo: parte de R$ 34.360 e traz computador de bordo, conta-giros, direção hidráulica com regulagem de altura, faróis de dupla parábola escurecidos, sistema Follow me Home (mantém os faróis acesos por determinado tempo depois que o carro é desligado), suspensão elevada e rodas de aço de 14” com pneus de uso misto 175/70, entre outros itens. Para completar o visual do modelo das fotos, só falta o jogo de rodas de liga leve, opcional de R$ 1.080.

Com o conjunto de rodas, ar-condicionado (R$ 4.001 a mais), capota marítima (R$ 1.144), travas e vidros elétricos (R$ 687) e janela traseira corrediça (R$ 293), a Strada chegará a R$ 41.565, mas estará bem completa.
 
A Volkswagen adota uma estratégia diferente com a Saveiro. A versão mais barata custa R$ 30.990, mas vem pelada. Traz apenas regulagem de altura do banco do motorista (item ausente na Strada) e pneus de uso convencional com a mesma medida da rival da Fiat.

Para perder a imagem de carro de trabalho e encarar a Strada de igual para igual no visual, a Saveiro precisa do Módulo Trend, que custa R$ 890 e traz itens como para-choques na cor do carro (a picape de entrada tem as peças pretas), tecido nas portas e conta-giros. Com o Módulo Body Color, que leva a tinta da cor da carroceria ao revestimento dos espelhos e a outras partes (a picape das fotos traz esse opcional), o preço sobe mais R$ 275.
 
A direção hidráulica só está disponível em um pacote de R$ 1.935 (Kit IV), que traz também travas e vidros elétricos, levando o preço da Saveiro a R$ 34.090. A Strada, na configuração mais próxima, custaria a esta altura R$ 35.047. São R$ 957 de diferença.

Se a ideia é ter uma Saveiro mais completa, você deve optar pelo Kit VI, que sai por R$ 5.025 e traz direção hidráulica, ar-condicionado, alarme, travas e vidros elétricos, totalizando R$ 37.180. Completa, adicionando a esses itens capota marítima (R$ 580), rodas de liga leve (R$ 1.360), janela traseira corrediça (R$ 325) e módulo Comfort II (coluna de direção regulável em altura e profundidade e brake-light, entre outros itens), a picape da Volkswagen custará R$ 39.935. Vale a pena adicionar aos pacotes airbag duplo e ABS, importantes itens de segurança que saem por R$ 2.675 nas autorizadas VW e R$ 2.827nas concessionárias Fiat.
 
Com equipamentos semelhantes, você já conferiu, a Strada custaria R$ 41.565, ou R$ 1.630 a mais. É uma diferença considerável, principalmente quando notamos que a Fiat é 1.4 e a VW traz motor 1.6. A Saveiro, porém, ainda está sendo vendida com “tabela cheia” por ser novidade, enquanto a Strada tem descontos de cerca de 5%. Essa diferença, contudo, tende a desaparecer nos próximos meses, já que a picape da Volkswagen deixará de ser a grande novidade do segmento e também terá de receber abatimentos para continuar atrativa.

Uso misto, decisão difícil
 
Não é demagogia dizer que a decisão entre Saveiro e Strada é difícil. Enquanto o novo modelo da Volkswagen traz a modernidade do projeto do Gol e um bom conjunto mecânico, a Strada é consagradíssima no mercado – pergunte a quem tem uma e muito provavelmente você ouvirá uma saraivada de elogios ao utilitário da Fiat, que tem custos baixos de manutenção e seguro, é espaçoso e valente para levar carga.  

Mesmo assim, na ponta do lápis, a Saveiro vence a líder de mercado do segmento. Com motor mais forte, preços sugeridos mais interessantes e uma dupla motor/câmbio excelente, a picape da Volks supera as dificuldades do preço do seguro e da caçamba menor. Se ela vai conseguir roubar a liderança da Strada, aí é outra história. Mas que tem tudo para trazer de volta o “tempo bom da Saveirinho”, isso tem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário