A GM quer ser a líder do futuro segmento de carros que dispensam motorista. Prova disso foi a apresentação da segunda geração do protótipo EN-V, modelo que pode estacionar sozinho, e ser comandado por qualquer “smartphone”. Segundo o presidente de pesquisa e desenvolvimento da marca norte-americana, Alan Taub, a comunicação entre sistemas como radares, sensores, câmeras, GPS e celular, vai tornar os modelos que se guiam sozinho mais próximos da realidade do que se imagina.
A ideia é deixar que o motorista se preocupe com outras coisas, deixando o trânsito com os sistemas eletrônicos, o que vai aumentar a segurança. Isso porque os novos dispositivos anticolisão serão capazes de prever situações de perigo, evitando uma batida, muito mais rápido que qualquer humano. Já na linha 2012 do modelo GMC Terrain será usado um recurso eletrônico capaz de evitar colisões frontais e laterais.
Em breve, segundo Taub, os carros vão trocar informações entre si com ajuda de uma rede de comunicação sem fio, o que vai tornar possível alertar o motorista sobre riscos pela frente. “Com isso, acreditamos que haverá uma redução drástica do volume de acidentes e mortes no trânsito”, prevê o executivo.
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