Desde o lançamento do Renault Symbol, em 2009, o mercado de sedãs compactos caminha com novidades discretas. E, apesar da pouca movimentação, o segmento possui três modelos na lista dos dez mais vendidos do País: Chevrolet Corsa Sedan (que soma as vendas do Classic), Fiat Siena e Volkswagen Voyage, com uma média entre 6.000 e 8.000 unidades por mês cada.
A partir de novembro, um novo membro chega para brigar nesta turma. Fabricado no México, o Nissan Versa passará a ser importado em três versões de acabamento (S, SV e SL), todas equipadas com motor de 1,6 litros 16V bicombustível e câmbio manual de cinco marchas. Os preços variam entre R$ 35.490 e R$ 42.990. A garantia é de três anos.
Desde a versão de entrada, o Versa entrega airbag duplo, travas elétricas, alarme, direção elétrica progressiva, ajuste de altura do banco do motorista e da direção, ar quente e desembaçador do vidro traseiro. Com dimensões de sedã médio (4,55 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 2,60 m de entre-eixos), o Versa oferece um porta-malas de 460 litros.
Design não emociona, mas dirigibilidade se destaca
Longe de criar polêmica, o desenho do Versa destaca grandes faróis e uma grade com detalhes cromados na dianteira e lanternas que invadem a lateral do carro. De lado, o diferencial fica por conta da elevação da carroceria na parte de trás. O conjunto é harmonioso, mas, esteticamente, não emociona.
Na cabine, no entanto, que os passageiros se surpreendem. O motorista pela dirigibilidade do carro e os caronas pelo espaço para pernas. O veículo é servido pelo mesmo motor do recém-lançado March, um 1.6 litro 16V de 111 cv de potência a 5.600 rpm e 15,1 mkgf de torque a 4.000 giros, com álcool e gasolina no tanque. Associado a ele, há um câmbio manual de cinco velocidades.
Durante a avaliação do modelo, com três pessoas a bordo, foram percorridos trechos rodoviários, de serra e urbano. O conjunto mostrou fôlego e exigiu poucas reduções de velocidade para fazer ultrapassagens. A uma velocidade média de 100 km/h, o conta-giros fica próximo das 3.000 rotações por minuto. O câmbio possui engates macios e precisos, mas o mecanismo marca pênalti pelo nível de ruído, que ecoa na cabine. O consumo misto de combustível anunciado pelo computador de bordo, com álcool, foi de 8,8 km/litro.
Há espaço para pernas de sobra para os três passageiros que vão atrás, mesmo com os dois bancos totalmente voltados para trás. Boa notícia para quem precisa carregar a família e também para os taxistas. Quem tem mais de 1,80 metro pode sentir o teto bem acima da cabeça, mas nada que incomode demais.
O acabamento interno oferece uma solução simples, mas prática, com pisca-alerta, rádio e ar-condicionado concentrados no console central. Há bastante plástico, mas transmite sensação de boa qualidade. Faltou cuidado, entretanto, em cobrir parafusos aparentes das portas e atrás da direção.
Para o lançamento bater de frente com os sedãs compactos das quatro grandes montadoras (Volkswagen Voyage, Fiat Siena, Ford Fiesta e Chevrolet Classic), a Nissan vai oferecer o serviço de assistência 24h Nissan Way Assistance gratuitamente por dois anos. Fazem parte do pacote atendimento 24 horas em caso de pane, colisão, furto ou pneu furado e, dependendo da situação, guincho, hospedagem grátis e carro reserva. Além disso, a revisão tem valores fixos até os 60 mil quilômetros, começando aos 10 mil quilômetros por R$ 149.
Vendas deverão chegar a 2.000 unidades por mês – A Nissan espera vender a maior parte (40%) das 2.000 unidades mensais do Versa em sua versão intermediária, a SV. Somadas aos 5.000 modelos March mensais, a montadora japonesa que participar com 5% do mercado até 2015, ano em que a futura fábrica do Rio de Janeiro já estará em plena operação. Mesmo com a chegada do Versa, o Tiida Sedan continua sendo comercializado pela montadora.
Confira os preços do Nissan Versa
- S: R$ 35.490 (pode receber ar-condicionado e vidros elétricos por R$ 2.500 e R$ 990, respectivamente)
- SV: R$ 39.990
- SL: R$ 42.990
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