domingo, 23 de outubro de 2011

Top Dez esportivos disfarçados

Chevrolet Omega Fittipaldi – Apesar da homenagem ao Emerson, o Omega continua discreto como sempre, escondendo sob seu traje formal a mesma plataforma utilizada pelo Camaro, além de um poderoso motor V6 3.6 de 292 cv e tração traseira. Só pra se ter uma noção do conjunto, a barca de 1.758 kg acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 s e vai até 235 km/h! Os motoristas das autoridades agradecem!
VW Jetta Highline – Por trás do visual careta com a cara padrão da marca, a versão topo de linha do Santana Jetta traz o aclamado motor 2.0 Turbo de 200 cv (que a VW insiste em dizer que não é um AP modernizado), capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 7,1 s e atingir 238 km/h, números melhores que do esportivo Civic Si!
Audi A3 1.8T 180 cv – O único detalhe que o identificava era o logo com “T” vermelho. Mas ao volante ele compensava o visual totalmente sem graça, fazendo de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atingindo 228 km/h.
Fiat Marea Turbo – Entre 1999 e 2007 ele foi o carro nacional mais potente do mercado, com seus 182 cv. Mesmo assim, seu visual era bastante discreto, se diferenciando apenas pelas entradas de ar no capô, logotipos e rodas diferenciadas, mas que também eram aro 15”. Fazia 0 a 100 em 7,2 s e máxima de 227 km/h.
Fiat Stilo Abarth – Antes de se tornar um dos carros preferidos dos vileiros portadores de Oakley, o Stilo era muito elegante e sofisticado. No Abarth, o manolizado teto solar Sky Window e as rodas 17” eram opcionais, e não havia opção de cores vivas. Ou seja, o visual era tão inofensivo quanto o de um modelo 1.8, mas o motor Fivetech 2.4 20v garantia bom desempenho: 0 a 100 km/h em 8,9 s e máxima de 217 km/h.
Vectra GSi: O visual era discreto, com poucos itens de diferenciação, mas o motor (utilizado também pelo Calibra) até hoje é o melhor 2.0 que a Chevrolet já ofereceu no Brasil. Com 150 cv, o sedan era capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 9,2 s e alcançar 207 km/h.
VW Gol GTI 16v G3 – Aparentemente ele era um Gol qualquer, equipado apenas com rodas 15”, grade, maçanetas e retrovisores pintados, aerofólio e ponteira de escape, bem mais careta que seu antecessor bolinha. Mas o motor 2.0 16v de 145,5 cv honrava a sigla GTI, fazendo o Gol ir de 0 a 100 km/h em 8,7 s e atingir a máxima de 206 km/h.
Renault Clio 1.6 16v – Com 115 cv para mover apenas 1.005 kg, o Clio 1.6 era bastante esperto, dando benga em muito carro maior por aí. De acordo com testes, ele faz de 0 a 100 km/h em 10,9 s e atinge 187 km/h, mas alguns donos dizem que o carrinho corre até mais que isso…
Ford Ka 1.6 – Vale tanto pro antigo quanto pro atual, menos o reestilizado, que só traz o motor 1.6 na chamativa versão Sport, também conhecida como “filhote de Mustang”. Até então era possível ter um papador de curvas disfarçado de carro popular sem qualquer apelo. Estável e arisco, esse carrinho faz a alegria de seus donos em track days e estradas sinuosas. Vale lembrar que o Ka 1.6 é um “esportivo” à moda antiga, ou seja, nada de eletrônica pra segurar o ímpeto do “piloto”. Atualmente ele pesa 968 kg, peso baixo o suficiente para que seus 107 cv sejam capazes de fazer de 0 a 100 km/h em 11,2 s e acelerar até 181 km/h.
Nissan March 1.6 – Mais um “pocket-rocket” disfarçado de popular inofensivo e “fofinho”. Seu 1.6 de 111 cv é mais que suficiente pra empurrar o pequeno japonês e tem surpreendido a quem já fez um test-drive. Números ainda não oficiais apontam 0 a 100 km/h em excelentes 9,5 s e velocidade máxima de 191 km/h.

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