Direção hidráulica, freios com ABS e EBD, airbag duplo na dianteira, ar-condicionado, CD player com MP3 e entrada USB, controle do sistema de som no volante, seis alto-falantes, antena embutida no vidro traseiro, rodas de liga leve aro 15, ajuste elétrico dos espelhos retrovisores externos, acionamento elétrico dos vidros, barras de proteção lateral, aviso de fechamento incorreto das portas, ajuste de altura no banco do motorista, volante com regulagem de altura, imobilizador eletrônico, revestimento dos bancos com couro ecológico, porta-copos dianteiros e traseiros, faróis de neblina, sensor de estacionamento, travamento central das portas, chave com telecomando, sensor de luminosidade, abertura interna do porta-malas e do reservatório de combustível, três anos de garantia etc. etc. etc. Tudo isso empacotado num sedã de 4,55 metros, 6 centímetros mais que um Honda Civic.
A lista de equipamentos acima foi copiada e colada aqui diretamente do material de divulgação do Lifan 620, sedã médio da marca chinesa montado no Uruguai pela Effa Motors e vendido no Brasil desde setembro de 2010. Como no caso de outros carros com assinatura oriental, o modelo aposta numa relação custo/conteúdo excepcional. Que carro deste tamanho e com tudo isso embarcado custa menos de R$ 40 mil? Mais precisamente, R$ 39.980, em versão única de acabamento.
Pouco visto nas ruas, o 620 não é prioridade para a Lifan. Para a marca, interessante mesmo é apostar no 320, imitação descarada do Mini Cooper e relativo sucesso de vendas no Brasil: são 717 unidades emplacadas este ano até o final de abril, de acordo com a Fenabrave (associação dos distribuidores de veículos). O 620 vendeu 269 carros no mesmo período. No segmento dos sedãs médios, está em 14º lugar. Se serve de consolo, vende mais que o Chery Cielo três-volumes.
Obviamente, a eventual vantagem comparativa do 620 surge quando ele é alinhado a sedãs menores e menos equipados. Pense, portanto, em modelos como Fiat Siena, Volkswagen Voyage, Chevrolet Corsa e Prisma, Ford Fiesta Rocam, Renault Logan e Peugeot 207 Passion -- especificamente nas versões com preço abaixo de R$ 40 mil.
Se a célula-tronco que possibilitou a clonagem do 320 é perfeitamente identificável, o mesmo não acontece com o 620. Sem a ajuda de um estúdio de design (como teve o Cielo, da Pininfarina), a Lifan criou um sedã genérico. A dianteira até pode ser relacionada ao BMW Série 3 (faróis) e a modelos da Volkswagen (grade em "U", antes da nova frente única). A silhueta lembra um sedã Ford, devido ao terceiro volume de grande porte. Enfim, em termos de estilo o modelo pode ser qualquer coisa e coisa nenhuma.
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