domingo, 23 de outubro de 2011

Mercado brasileiro esquentando: Nissan Versa chega em novembro por R$ 36 mil

Nissan Versa chega em novembro para brigar diretamente com Renault Logan e o novato Chevrolet Cobalt
A Nissan do Brasil surpreendeu nesta quinta-feira (22) com o anúncio da chegada do sedã Versa em novembro, importado do México. O compacto de dimensões avantajadas vem para brigar diretamente com Renault Logan e o futuro Chevrolet Cobalt, que também estreia no país no penúltimo mês do ano (leia aqui). A montadora japonesa não revelou detalhes sobre versões, apenas informou o preço inicial: competitivos R$ 36 mil, com motor 1.6 16V.

Com o Versa, a Nissan também reafirmou seus planos de conquistar 5% de participação no mercado brasileiro até 2014. Esse volume, no entanto, deve ganhar corpo com a chegada do hatch compacto March, agora em outubro – também importado do México. Embora não tenha revelado detalhes técnicos, o Versa vai usar o mesmo motor 1.6 16V do March, "emprestado" pela Renault (que mantém aliança com a Nissan) e já adaptado à tecnologia Flex.

O anúncio da chegada do Versa foi feito em San Diego (EUA), onde a marca nipônica realiza o lançamento do pequeno March (destaque da capa da edição de outubro de AE, que chega às bancas nesta sexta, dia 23). Por enquanto, a Nissan não se pronunciou sobre o sedã médio Tiida, outro mexicano já à venda no Brasil por R$ 44,5 mil. A tendência é que a montadora mantenha a oferta dos dois modelos – especulava-se que o Versasubstituiria o Tiida.

No início de julho, Autoesporte, esteve no Salão do Automóvel de Guadalajara para o lançamento do Versa – principal modelo presente na mostra. Na época, o sedã compacto era cotado para se chamar Sunny em alguns mercados, entre eles o brasileiro. O modelo é derivado da plataforma V, a mesma usada pelo hatch March. No México, o Versa foi apresentado como intermediário entre o Tiida sedã e o médio Sentra – nos Estados Unidos, o modelo substitui o Tiida sedã. Dessa plataforma, a Nissan ainda fabricará um crossover, previsto para ganhar produção em 2013 no México.

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