quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Carros usados terão IPVA mais barato

Seminovos podem ter desvalorização de mercado e pagar menos imposto, dizem especialistas


VW Fox é um dos exemplos de usados
A tabela do IPVA 2012 será apresentada nos próximos dias pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e segundo especialistas, os carros usados podem ter imposto mais barato. De acordo com Reginaldo Gonçalves, coordenador de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina, o imposto não terá redução, mas será menor em modelos usados mais recentes, como exemplo modelos 2010 e 2009. A razão é a maior desvalorização dos seminovos pela grande oferta de carros 0 km. A base de cálculo leva em conta o valor do carro, e esses modelos tem uma porcentagem de desvalorização de cerca de 15% após a compra.

Quanto mais antigo for o veículo, menor será o impacto da redução do imposto. O coordenador declarou que o cálculo feito para ver o valor do imposto para cada veículo, depende muito também do mercado e da desvalorização do preço do carro. Com a facilidade do financiamento de carros novos, o carro usado sofre desvalorização ainda maior.

Em relação ao imposto, caso o dono do veículo não pague a taxa do IPVA, fica impedido de realizar o licenciamento e, consequentemente, fica sujeito à apreensão do carro, multa e ainda pode levar sete pontos na carteira de habilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário