terça-feira, 29 de novembro de 2011

Palio 2012 corrige rota do hatchback da Fiat

Quinze anos depois de a primeira geração ser apresentada, a Fiat renova seu hatchback Palio. Além de estar com dimensões maiores, o modelo também foi redesenhado e ficou consideravelmente mais bonito, sobretudo em relação à última versão, a de 2007, que simplesmente não pegou no mercado.
São três motores flex – Fire 1.0 EVO (73 cv a 75 cv), Fire 1.4 EVO (85 cv a 88 cv) e 1.6 16V E.torQ (115 cv a 117 cv) – e três versões de acabamento, totalizando seis opções. As versões 1.6 16V podem vir com câmbio manual ou Dualogic. Seus preços vão de R$ 30.990 a R$ 42.490 (veja abaixo).

Além de um design mais atraente, que identifica facilmente a atual família de veículos Fiat (impossível não observar que ficou parecendo um Punto em miniatura, com pitadas de Cinquecento), o Palio ficou maior, ganhando 31 milímetros de largura, 60 mm de altura, 28 mm de comprimento e 47,3 mm de entre-eixos. Isso se traduz em um aumento do conforto interno.
Propositalmente é um hatch com o maior quê de monovolume de todos os Palios lançados desde 1996 (houve reformulações em 2000, 2003 e 2007). Seu para-brisa é bem inclinado, e as curvas traduzem algo em que a marca é praticamente imbatível, o design italiano. Sua dianteira ganhou faróis biparábola (a Fiat gosta de dizer que têm formato de gota) e uma grande entrada de ar (famoso "bocão"), que ostenta no centro a placa. Lembra o Cinquecento o friso cromado com o logo da Fiat ao centro.

Na traseira as lanternas são verticalizadas, com um elemento circular translúcido na porção inferior (a famosa luz de ré), bem mais atraentes do que o Palio de 2007, que parecia de versões anteriores de modelos coreanos. "Foi última vez nos últimos tempos em que não acertamos a mão", afirmou a Interpress Motor o diretor comercial da Fiat, Lélio Ramos. Tanto é que a versão sairá de linha. A que conviverá com o Palio agora lançado é a de 2003, também conhecida com Palio Fire.

Presidente da Fiat, Cledorvino Belini também conversou a respeito do assunto com esta reportagem. Mas preferiu uma resposta mais técnica: "O Palio anterior tem mais itens tecnológicos. Por isso ficaria com uma proposta diferente da que se espera do modelo, que é servir principalmente a frotistas". Ah, voltando ao modelo ora lançado: na traseira ele vem ainda com refletores independentes da lanterna, posicionados no para-choque.
Em termos de dirigibilidade, pouca coisa mudou. Duas notas são interessantes: o comando de ajuste de altura do banco do motorista passou do lado esquerdo para o direito. E a Fiat abandonou, nos letreiros do computador de bordo, a cor âmbar. Ficou um LCD branco com fundo preto, bem mais confortável para a leitura. O material também ficou mais agradável tanto ao tato quanto aos olhos. Há ainda porta-objetos em profusão. Nas versões mais sofisticadas, podem chegar a 17, sendo quatro no painel, quatro no console central, oito nas portas e um na tampa de proteção do porta-malas.
Desempenho e consumo
Na versão teoricamente mais econômica (Attractive 1.0 EVO), dados de fábrica indicam que o Palio acelera de 0 a 100 km/h em 15,8 segundos com gasolina e 15 segundos com etanol, atingindo velocidades máximas de 156 km/h e 157 km/h, respectivamente. Seu consumo urbano é de 13,6 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol. Na estrada, esses números sobem para 18,1 km/l e 12,5 km/l, respectivamente.

Nas versões em que é mais importante a esportividade do que a economia (Sporting e Sporting Dualogic), a aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 9,9 segundos com gasolina e 9,8 segundos com etanol, com máximas de 191 km/h e 193 km/h, respectivamente. O consumo na cidade fica em 11,7 km/l com gasolina e 8,1 km/l com etanol (na estrada, passa a 16,4 km/l e 11,1 km/l, respectivamente).

O que traz cada versão

Logo na versão de entrada, a Attractive 1.0, o Palio traz para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, direção hidráulica, pneus verdes, desembaçador temporizado, limpador e lavador traseiro, brake-light, comando interno de abertura do porta-malas e do reservatório de combustível, computador de bordo, Follow Me Home, relógio digital, iluminação no porta-malas, MyCar Fiat, porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, porta-luvas inferior e superior (neste caso, quando não houver airbag), alerta de limite de velocidade e manutenção programada, entre outros itens.

São opcionais ar-condicionado, volante de couro com seis comandos de rádio, para-brisa térmico, vidros elétricos dianteiros ou traseiros, travas elétricas, retrovisores externos com regulagem elétrica, sistema de abertura elétrica do porta-malas pelo logo, airbags, ABS, sensor crepuscular, sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, dois modelos de CD player (um com entrada USB e para iPod), rodas de liga leve aro 14, faróis de neblina, spoiler, chave tipo canivete com telecomando, entre outros equipamentos.

São de série na versão Attractive 1.4 travas elétricas (com travamento automático a partir de 20 km/h), abertura do porta-malas pelo logo, faróis de neblina, chave canivete com telecomando, alças de segurança traseiras, apoia-pé para o motorista, porta-objetos móvel e porta-óculos. Além da roda de liga leve aro 15, os opcionais são os mesmos do Palio Attractive 1.0.
O Palio Essence traz tudo o que tem a versão Attractive 1.4, mais ar-condicionado e detalhes cromados no interior, banco do motorista com regulagem de altura, indicador de temperatura externa, luzes de leitura dianteiras com spot e rodas 5.0 x 15 com pneus 185/60 R15 verdes. Com exceção do ar-condicionado, os opcionais são os mesmos da versão Attractive, mais kit de parafusos de roda antifurto nas rodas e sidebags dianteiros. Na versão Dualogic, o Palio Essence traz, além do câmbio automatizado, o controlador de velocidade. Opcional é a borboleta para troca de marchas.

No caso da versão Sporting, o maior apelo é visual, com direito a aerofólio esportivo preto na traseira, faixas Sporting nas laterais e na tampa traseira, minissaias laterais esportivas pretas, moldura cromada no para-lama dianteiro, molduras nas caixas de roda, ponteira de escapamento dupla cromada, revestimento externo esportivo nas colunas das portas, spoiler esportivo preto nos para-choques, faróis biparábola com moldura e canhões negros e rodas de liga-leve aro 16 com pneus 195/55R16 verdes.

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