A Opel revelou oficialmente nesta última terça-feira 18 de maio, a versão de produção da nova Zafira. O modelo que é baseado em um protótipo apresentado em março desse ano no Salão de Genebra, chama a atenção pelo seu design moderno e ousado, e claro é um carro totalmente novo em relação a antiga geração da Zafira. Confira…
A minivan que chegou as ruas da Europa em 1999, sendo o primeiro carro desta categoria a oferecer sete lugares, logo se tornou sucesso em vários países, alcançando durante suas duas gerações mais de 2.2 milhões de unidades vendidas, agora em 2011 a Zafira surge totalmente modificada.
O novo visual, é um dos maiores destaques do modelo, que foi inspirado em outros recentes lançamentos da Opel, principalmente no Ampera, a versão europeia do elétrico Volt. O grade destaque do carro fica sendo a dianteira que integra o para-choque com os faróis em um conjunto visual bastante diferente e agressivo, segundo a marca ele imitam a forma de um “boomerang”. Outro destaque da nova geração da Zafira é o teto panorâmico, algos detalhes do carro como os vincos nas laterais e na traseira lembram o novo Opel Astra, no geral o apelo visual da nova Zafira deve agradar a quase todos, a minivan familiar conseguiu ser bonita e ousada porém sem ter um visual carregado ou poluído.
Assim como por fora, o interior da minivan foi todo refeito. Pelo menos na versão top de linha, (mostrado na foto acima), a Nova Zafira 2012 terá um interior bem sofisticado, bancos, painel e portas são revestidos em couro em dois tons. O espaço interno também foi otimizado, com o conceito de bancos chamado Flex7, na qual os bancos podem ser movidos, por exemplo a terceira fileira de bancos pode ser facilmente dobrada e encaixada no assoalho do carro, todos os bancos podem ser dobrados ou movidos individualmente. O espaço interno também foi ampliado, a distância entre-eixos foi aumentada em 57mm, agora a Zafira tem 2.76 metros entre os eixos. Outro ponto interessante é que a segunda fileira de bancos podem ser movidos em até 270mm, ampliando consideravelmente o espaço para as pernas, e quando não estiver sendo utilizado o banco central da segunda fileira pode ser dobrado e servir de descansa braço ou uma mesinha. (repare na foto abaixo).
Alias o generoso espaço interno, continua sendo outro grande atrativo da Zafira. A nova geração tem um capacidade de carga de 710 litros (65 litros a mais do que a geração anterior), que pode ser ampliada para a marca de 1,860 litros com os bancos rebatidos.
A Opel Zafira Tourer traz suspensão dianteira do sedan Insignia e na traseira há um conjunto inédito. A minivan é o primeiro carro desta categoria a contar com o moderno sistema chamado FlexRide, ele ajusta o chassi do carro de acordo com a demanda, ou seja visando uma condução mais segura, prazerosa e confortável, o sistema se ajusta automaticamente as condições da estrada, curva e velocidade, e até mesmo o estilo de guiar do motorista. Há três modos pré ajustados: “Standard” (equilibrado), “Tour” – que visa o conforto ao dirigir e Sport, um modo mais ativo e esportivo.
O carro ganhou várias outros equipamentos de série, um deles é o sistema de câmera Opel Eye, que é capaz de reconhecer a sinalização de trânsito e informa ao motorista e distância do veículo à frente. O carro é dotado de faróis de Advanced Bi-Xenon, que se ajustam automaticamente sua altura em relação ao veículo que vai a frente ou a luminosidade da estrada, sem cegar, quem vem no sentido oposto.
A minivan também ganhou propulsores mais econômicos, ao todo serão três opções de motores a diesel: 2.0 L CDTI common rail turbo diesel com 110 CV, 130 CV e 165 CV.
Haverá ainda o motor 1.4 Ecotec a gasolina, que estará disponível com 120 ou 140 CV de potência que pode vir acoplado a um caixa de câmbio manual de seis velocidades ou automática também de seis marchas. Além disso a Opel também está trabalhando em uma versão ecoFlex, além de versões movidas a gás natural comprimido (GNC, gás liquefeito de petróleo).
O lançamento oficial da Zafira Tourer acontece em setembro no Salão de Frankfurt, o carro deve chegar as ruas da Europa apenas no último trimestre de 2011. Esta nova geração da Zafira não será vendida no Brasil. Por aqui a Zafira que ainda está em sua primeira geração, deve sair de linha em 2012, sendo substituída por um modelo totalmente novo, este modelo ainda sem nome definido também substituirá a Meriva no Brasil e na América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário