quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Renault Duster enfrenta Ford EcoSport

Duster vende mais que EcoSport na primeira quinzena de Novembro
Lider EcoSport Ou Novato Duster??
Qual é o mais vantajoso para você??
Em fevereiro de 2003, o Ford EcoSport foi lançado e virou sucesso de vendas com uma ideia muito inteligente: trazer para um número maior de pessoas a oportunidade de possuir um SUV, vislumbrando, oito anos antes, a atração que esse tipo de carro iria exercer nos brasileiros. Bem mais barato que o Chevrolet Blazer, até então o utilitário mais acessível, a aposta foi bem-sucedida. A sacada de colocar o estepe na tampa do porta-malas, no melhor estilo off-road, também acrescentou muito ao visual.  
A Fiat bem que tentou com a linha Adventure (que também obteve sucesso), mas faltava ao EcoSport um concorrente direto, concebido para ser um SUV, e não a adaptação de um carro de passeio. Faltava. Graças à romena Dacia, a Renault agora oferecerá uma alternativa ao Ford, que ainda contabiliza uma média notável de 3.500 unidades emplacadas por mês.  
O Renault Duster custa R$ 50.900 em sua versão mais barata, R$ 53.200 na Expression e R$ 56.900 na Dynamique, todas com motor 1.6 16V. A versão Dynamique com motor 2.0 16V sai por R$ 60.600 e com câmbio automático custa R$ 64.600. Com a tração integral, o Duster passa a custar R$ 64.600. Como a versão FreeStyle domina 65% das vendas do Ford, foi ela que trouxemos para desafiar o Duster em sua configuração equivalente, a Dynamique 1.6. Por algo em torno de R$ 56.900, ele já sai na frente ao trazer ABS e airbag. No EcoSport 1.6 FreeStyle, que parte de R$ 60 730, a dupla de segurança é opcional e custa R$ 1 700.
Fora essa discrepância, é fácil entender por que o EcoSport vende mais na opção FreeStyle, uma vez que ela traz os itens mais valorizados nesse tipo de modelo, como MP3 Player, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e rodas de liga leve (aro 15”, contra 16” no Duster). Logo, em equipamentos os dois se equivalem, mas o Renault tenta se diferenciar ao oferecer pequenos mimos, como as capas dos retrovisores cromadas.    
Se por dentro o EcoSport já está “cansado” demais e precisa logo de uma renovação (a nova geração está programada para estrear no próximo ano), o Duster não está tão na frente no quesito acabamento interno, ao compartilhar o projeto com a dupla Logan/Sandero. 
Pelo menos o Duster Dynamique trabalha com o uso de plásticos diferentes, e uma máscara “black piano” no console central dá um bom aspecto ao interior da cabine. Mesmo assim, quando você precisa abrir os vidros e se depara com os botões na lateral da porta, não dá para negar o aspecto de solução improvisada. 
Apesar de ser um projeto mais novo, o Duster deixa a desejar em algumas soluções internas. No Ford sem airbag, por exemplo, um providencial compartimento refrigerado ajuda a manter alimentos perecíveis ou uma bebida livre do calor.
Embaixo do assento dianteiro direito do Ford também é possível encontrar um prático porta-objetos, que ajuda a compensar as limitações do porta-malas de 296 litros. Pelo menos, o Duster abriga melhor os cinco passageiros que pode levar, em parte graças à maior largura da carroceria, e seu porta-malas comporta 475 litros. 
Se a ideia é uma aventura leve, já que ambos não possuem tração 4x4, o Duster se sairá ligeiramente melhor por possuir ângulos de ataque (30°) e de saída (35°), além da altura em relação ao solo (21 cm), melhores que os do Ford, com 28°, 34° e 20 cm, respectivamente.
Tanto o EcoSport como o Duster não deixam você na mão quando o assunto é desempenho. Seus números na pista, inclusive, foram bem próximos, com uma leve vantagem para o Duster nas retomadas. Já no consumo de etanol, o Duster deu uma bela derrapada e foi 1,1 km/l pior na média PECO.  O SUV da Renault ficou com 7,1 km/l de média, enquanto o EcoSport alcançou 8,2 km/l no etanol. 
Mesmo superior nas dimensões, o Duster tem dirigibilidade semelhante à do EcoSport. Com rodas e pneus maiores, ele foi melhor em altas velocidades, principalmente nas curvas, ponto em que o Ford pede atenção. No trabalho da suspensão, o conjunto McPherson na dianteira e semi-independente (eixo de torção) na traseira do Duster foi melhor na absorção de irregularidades do piso. 
A vantagem de já possuir ABS de série ajudou muito o Renault nas provas de frenagem e deixa claro como o equipamento é importante. Na prova de 100 a 0 km/h a frio, por exemplo, o Renault precisou de 40,8 m para parar, enquanto o Ford percorreu longos 49,8 m, uma diferença bastante considerável.
Para quem quer mais desempenho — e segurança, no caso do EcoSport —, os dois SUVs também contam com motores 2.0. Com ele, o EcoSport FreeStyle atinge R$ 65 780 e conta com ABS e bolsas infláveis de série. 
Melhor em alguns pontos que o Ford EcoSport, o Duster supera o rival ao atacar com determinação o ponto fraco do concorrente, ou seja, capricha no acabamento interno e oferece porta-malas maior e mais espaço interno. Mesmo assim, ele não é um produto anos-luz à frente do modelo da Ford, tanto que sua vitória se deu por apenas 7,5 pontos. 
Essa pequena vantagem sobre o concorrente poderá ser anulada ou mesmo revertida na próxima geração do Ford EcoSport, mas é preciso esperar para ver. De qualquer maneira, o mais importante é que essa será uma briga benéfica para nós, consumidores.
1º - Renault Duster – Média 7,1
Quase nove anos após o lançamento do EcoSport, os brasileiros finalmente terão a possibilidade de escolher entre outro modelo semelhante. O Duster não é um divisor de águas no segmento dos SUVs compactos e venceu o Ford em alguns quesitos pontuais. Sua estratégia, assim como a da dupla Logan/Sandero, será fortemente apoiada no custo-benefício e, com isso, a rede Renault terá um forte argumento para convencer quem pisar nas lojas da marca. Destaque para o bom nível de equipamentos, que contempla ABS e airbag de série na Dynamique, a suspensão bem-acertada e os três anos de garantia, mesmo período oferecido para o EcoSport. Enquanto a nova geração do EcoSport não estrear, ele tem boas chances de sucesso no mercado.
2º - Ford EcoSport – Média – 6,9
A Ford sabe que precisa renovar o EcoSport, tanto é que investe em promoções como taxa de juros zero para mantê-lo atraente. Com a primazia de quem praticamente inaugurou um segmento no país, justiça seja feita, o modelo também não está tão defasado assim. Seu motor 1.6 8V confere a ele um bom desempenho e o modelo ainda é bom de dirigir, assim como o Fiesta, seu “primo” de plataforma. Bem que a marca poderia oferecer freios com ABS e airbags como itens série também para o FreeStyle 1.6, o que proporcionaria maior segurança ativa e passiva.


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